Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cathartiformes
Família: Cathartidae
 Lafresnaye, 1839
Não classificada: Vultur gryphus


Fotos | Sons

Condor-dos-andes

O condor-dos-andes é uma ave cathartiforme da família Cathartidae. O condor-dos-andes é a maior ave em envergadura do mundo, porém é muito raro que seja visto no Brasil.

Há restos fossilizados dessa espécie, datados de 13 mil anos, que foram encontrados em Lagoa Santa, Minas Gerais.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) vultur = abutre; e gryphus = grifo (animal mitológico alado e quadrúpede); Linnaeus, 1758.

Características

Mede de 100 a 110 centímetros, sendo que o macho chega a medir 126 % do tamanho da fêmea. É a segunda mais pesada ave voadora do mundo (11,0-12,0kg), com envergadura acima dos 3 metros. Notável cresta carnosa na frente, ausente na fêmea.

Alimentação

Alimenta-se de carniça trazida pela correnteza em ilhas fluviais, ao lado de outras espécies do gênero Coragyps e Sarcoramphus (Sick).

Reprodução

O casal constrói seu ninho em buracos nas paredes das escarpas das montanhas ou em grandes árvores mortas ou secas. O ninho é construído com gravetos e raízes e, para deixá-lo firme e colado, eles se utilizam de suas próprias fezes.

Hábitos

Vive solitário ou em grupos, habita as montanhas mais altas e é adaptado ao frio.

Voa alto, tendo suas asas longas e estreitas esticadas horizontalmente à linha do corpo.

Distribuição Geográfica

Aparece como visitante meridional, proveniente dos Andes, onde ocorre em altitudes superiores a 5000 metros. No Brasil, aparece na região oeste de Cáceres, no rio Jauru, no Mato Grosso, durante o mês de maio. Foi recentemente registrada uma aparição no oeste do Paraná.

Referências

* RODRIGUEZ MATA, J.; ERIZE, F.; RUMBOLL, M. Aves de Sudamérica: Guia de Campo Collins: Collins Field guide Birds of South America: Non Passerines,1a. Ed. Buenos Aires: Letemendia Casa Editora: Harper Collins Publishers, 2006

Galeria de Fotos